Capital do país necessita de cerca de cinco mil docentes
A província de Luanda necessita de cerca de cinco mil docentes, segundo a directora do Gabinete Provincial da Educação (GPEL), que falava, terça-feira, no acto de actualização dos dados do concurso público de ingresso externo para professores do ensino primário e secundário.
Philomene Marie Carlos revelou que, até ontem, estavam inscritos 25.214 candidatos, entre os quais 411 com deficiência física.
De acordo com a directora do GPEL, o concurso público para a província de Luanda prevê a ocupação de 855 vagas, repartidas para docentes do 13º e 6º graus.
A prioridade do GPEL neste concurso público, explicou, é o recrutamento do maior número de professores do ensino primário e secundário, devido à quantidade de escolas construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
“Foram construídas várias escolas nos municípios e estamos com falta de professores”, sublinhou a directora provincial da Educação, acrescentando que, para o concurso público, as inscrições começaram no passado dia 20 e encerram a 17 do corrente mês, às 23h59, na plataforma digital www.concursoeducacao.gpl.ao
De acordo com a calendarização das etapas do concurso público, divulgada no mês passado, a publicação das listas provisórias dos candidatos admitidos e excluídos será feita entre os dias 18 e 31 deste mês.
A responsável revelou, também, que o atendimento das reclamações e as respostas decorrerão entre os dias 1 e 9 de Novembro, no mesmo portal.
Os testes escritos, disse Philomene Marie Carlos, vão ser efectuados no dia 10 de Novembro, nos nove municípios da província, e os números das salas, horários e os locais para as provas vão ser anunciados na plataforma digital.
Philomene Carlos preside à comissão de júri da província de Luanda encarregada de preparar e organizar o concurso público de ingresso externo de professores no sector da Educação, com o apoio de Carlos Kiomboleca na vice-presidência.
De acordo com despacho do Governo Provincial de Luanda, foram, também, nomeados para membros da comissão de júri Francisco Cassule, José Domingos, Samuel Sambo e Ângelo dos Santos.