Capacitados quase 1100 jovens no Bié
Perto de 1.100 jovens foram formados em diversas especialidades na província do Bié, no primeiro semestre, no âmbito dos programas Capacita e Avanço, estão inseridos no Plano de Apoio para a Promoção da Empregabilidade (PAPE). Face ao período anterior, houve um reforço de mais de 200 jovens abrangidos.
Comparativamente ao período anterior, houve o aumento de mais 200 jovens.
Dos cursos, constam culinária, pastelaria, decoração, reparação de computadores, montagens de parabólicas, entre outros.
O Programa Avanço está vocacionado na capacipação de cursos de curta duração, desenvolvidos de forma ambulante e de acordo com necessidade do público-alvo. Já o Capacita, visa a qualificação de jovens para facilitar a sua inserção no mercado de trabalho.
Em declarações à ANGOP, o director provincial do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Filipe Paquissi Sitaque, adiantou ainda que, neste mesmo período, 72 jovens da cidade do Cuito receberam micro-créditos que vão entre 500 mil a dois milhões Kz, financiados pelo Banco BAI Micro Finanças, num reembolso que ronda os 12 a 24 meses.
No Plano de Apoio para a Promoção da Empregabilidade e da entrega de micro-créditos, beneficiaram mais de 2.500 jovens, que estão a contribuir no fomento do auto-negócio.
Dos kits entregues aos jovens no PAPE, figuram os de corte-costura, agricultura, serralharia, alvenaria, cabeleireira, electricidade, carpintaria, ladrilho, pintura civil, soldadura, pedreiro, entre outros.