Campanha eleitoral para as 6ª autárquicas moçambicanas arranca hoje

Arranca hoje, terça-feira, dia 26 de Setembro, em Moçambique, a campanha para as 6ª eleições autárquicas que se realizam no dia 11 de Outubro.
Mais de 11.500 candidatos de 11 partidos, três coligações e oito grupos de cidadãos concorrem ao pleito. Esta eleição estende-se a mais 12 distritos que atingiram o estatuto de autarquia, juntando-se assim às 53 já existentes.
Ontem, dia 25, apesar do feriado nacional, o Presidente da República, Filipe Nyusi, não deixou de apelar aos concorrentes para um comportamento cívico exemplar, endereçando a mesma responsabilidade aos órgãos eleitorais. “Dos órgãos eleitorais esperamos um melhor desempenho. Que a sua actuação se faça com transparência, equidistância, lisura, tratando de forma igual todos os concorrentes”, disse.
De referir que mais de 8,7 milhões de eleitores moçambicanos estão inscritos para votar nestas eleições autárquicas, número abaixo da projeção inicial, de 9,8 milhões de votantes, segundo dados anteriores da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
A CNE determinou a constituição de 1.486 Locais de Constituição e Funcionamento das Assembleias de Voto e 6.875 mesas de Assembleia de Voto.
Nas eleições autárquicas de 2018, a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO, no poder) venceu em 44 das 53 autarquias e a oposição em apenas nove – a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) em oito e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) em uma, a cidade da Beira.