Caála prevê colher mais de 62 mil toneladas de produtos diversos
Pelo menos 62 mil 516,92 toneladas de produtos diversos cultivados em 62 mil 516, 917 hectares poderão ser colhidos no final da primeira época agrícola (2023/2024) pelos camponeses do município da Caála, província do Huambo.
Para o êxito da campanha agrícola, as 12 mil 641 famílias camponesas beneficiaram, recentemente, de 35, 5 toneladas de sementes melhoradas diversas, distribuídas pela Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA).
Em declarações esta quarta-feira, à ANGOP, o responsável local da EDA, Alcino Ndonda, disse que foram distribuídas 24 toneladas de milho melhoradas, sete toneladas de arroz, duas toneladas de massambala, massango e igual quantidade de feijão.
Depois da colheita, informou, os beneficiários irão devolver a mesma quantidade da semente recebida em produção.
Conforme Alcino Ndonda, as famílias camponesas contam com a assistência técnica dos especialistas da Estação de Desenvolvimento Agrária, para o aumento dos níveis de produção e produtividade, com foco na segurança alimentar nas comunidades e no combate à fome e à pobreza.
Disse que para o sucesso da produção, os beneficiários foram contemplados, também, com fertilizantes do tipo 12/24/12, amónio, ureia e alguns instrumentos de trabalho, numa iniciativa da Administração municipal da Caála, um dos elementos essenciais para uma boa colheita.
A EDA é uma instituição pública criada para assegurar o fomento, coordenação e execução das políticas e estratégias no domínio do desenvolvimento agro-pecuário, em especial a promoção da agricultura familiar e apoio às comunidades rurais.