Brasileiros escolhem presidente entre 12 candidatos

Arrancou ontem a campanha eleitoral para as eleições presidenciais no Brasil que têm lugar no próximo dia 2 de Outubro. Concorrem 12 candidatos, mas o que está mais à frente nas sondagens, até agora, é o ex-presidente Lula da Silva

Arrancou ontem a campanha eleitoral para as eleições presidenciais no Brasil que têm lugar no próximo dia 2 de Outubro. Concorrem 12 candidatos: Ciro Gomes, Constituinte Eymael, Felipe D’Avila, Jair Bolsonaro, Léo Péricles, Lula da Silva, Pablo Marçal, Roberto Jefferson, Simone Tebet, Sofia Manzano,  Soraya Thronicke, Vera Lúcia. No entanto, só dois, Jair Bolsonaro e Lula da Silva, respectivamente presidente em exercício e ex-presidente, têm hipóteses de ocupar o Palácio do Planalto, em Brasília, nos próximos quatro anos.

Numa das últimas sondagens, Lula aparece com pouco mais de 40% e Bolsonaro com cerca de 30%. A tendência é para que estes dois candidatos somem mais de 80% dos votos já na primeira volta.

Ambos têm vivido nas últimas semanas numa constante troca de acusações. “Para quê recontratar uma pessoa que roubou a nação durante 14 anos! No tempo dele havia subornos para todos”, referiu Bolsonaro, num jantar com apoiantes, a propósito do seu principal adversário no pleito. Lula não ficou atrás afirmando que o “Brasil nunca teve um presidente tão moralmente desqualificado. Um cara que não fala em emprego, um cara que não fala em educação.”

De salientar ainda que estas eleições estabeleceram um recorde: mais de 156 milhões de brasileiros estão registados para ir às urnas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...