Bolsonaro lança ataque pessoal a jornalista
“Penso que vai dormir a pensar em mim. Você tem um fraquinho por mim.” Foi nestes termos que o actual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, se referiu à jornalista da TV Cultura, Vera Magalhães, após esta o questionar sobre a taxa de vacinação Covid-19 do Brasil, no debate entre os candidatos presidenciais no domingo à noite na TV Bandeirantes. “Você é uma vergonha para o jornalismo no Brasil”, rematou Bolsonaro.
No final do debate, Vera Magalhães disse que os comentários de Bolsonaro eram “absolutamente desnecessários, sendo prejudicial para si próprio”. Vera acrescentou que Bolsonaro “não gosta de ser questionado pelas mulheres.”
Os comentários insultuosos de Bolsonaro à jornalista deram-se após este ter sido criticado pelas suas atitudes para com as mulheres. Contudo, Bolsonaro defendeu o apoio do seu governo às leis a favor das mulheres e afirmou que “uma grande parte das mulheres no Brasil ama-me” porque se opõe à legalização das drogas.
Ao actual presidente e ao ex-presidente Lula juntaram-se quatro outros candidatos no que foi o primeiro debate televisivo antes das eleições presidenciais de Outubro. O debate centrou-se numa série de questões, nomeadamente a economia, as alterações climáticas e a forma como o governo lidou com a pandemia de Covid-19, tendo também sido salpicado por ataques pessoais.