Bolsa de Dívida e Valores regista aumento de negociações em 60,20%

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BDVMA) registou, no ano económico de 2022, um aumento de negociações na ordem de 60,20%, o que representa um crescimento de 976,76 mil milhões de Kwanzas, para 1,56 mil milhões de Kwanzas.

Os dados constam do Relatório dos Mercados BODIVA referente ao ano passado, apresentando esta quarta-feira, 15, durante o Fórum Bodiva, que abordou “O Mercado em Crescimento”.

Nesse período, consta, foram realizados 5746 negócio, o que representa igualmente um aumento de 6,01%, em relação ao ano de 2021, cujas operações cifraram-se em 5420.

O relatório refere que “as obrigações do tesouro não reajustáveis representaram cerca de 75,27%, do montante total negociado”, sendo os bancos BFA, BAI, SBA, BMA e o BPC, responsáveis por cerca de 63,73% do montante negociado, o que corresponde 23,52%, 17,21%, 8,69%, 8,62% e 5,70%, respectivamente.

Na abertura, a Presidente do Conselho de Administração da BODIVA, Valentina Filipe, disse que o mercado em crescimento reflecte para a dedicação e persistência de todos os intervenientes, factor que garante confiança fundamental para o crescimento económico.

Por sua vez, o Administrador Executivo, Odair Costa, disse que a activação do Mercado de Bolsa de Acções, com a entrada em bolsa do BAI e BCGA, o lançamento do mercado de Repos, a criação de um segmento que flexibiliza os requisitos de entrada em bolsa das Pequenas e Médias Empresas, foram as principais metas alcançadas durante o ano de 2022.

“Relactivamente aos números, em 2022 foram realizados 5.746 negócios nos mercados regulamentados sob a gestão da BODIVA, movimentando um total de 1,56 mil milhões Kz, o que representa um aumento de 60,20% face ao período homólogo”, informa o gestor.

A cerimónia de apresentação do relatório anual ficou marcada com realização de dois painés de debates, com destaque para a baordagem do tema sobre o “Crescimento do Mercado Accionista na Região da SADC”, do qual participaram o PCA da Bolsa de Valores de Moçambique, Salim Valá, PCA da Bolsa de Cabo Verde, Miguel Monteiro e do PCE da BODIVA, Walter Pacheco.

O evento ficou ainda marcado pela atribuição de diversos prémios, que distinguiu os intervenientes do Mercado de Valores Mobiliários angolano, cujo desempenho contribuiu para avanços no mercado ao longo do ano de 2022, em cinco novas categorias.

O prémio de ‘Maior Número de Integrações na CEVAMA’ foi para o BFA Gestão de Activos, sendo que o BAI venceu a categoria de ‘Maior Número de Contas de Custódia’.

O prémio de ‘Maior Montante Negociado’ e de ‘Maior Montante negociado no Mercado de Operações de Reporte’ foram ganhos pelo BFA, o grande papão, a pare do BAI que levou para a sua galeria, os prémios de ‘Emitente com Maior Capitalização Bolsista’, ‘Desenvolvimento e Inovação Tecnológica’, por via do BAI Directo e uma Menção Honrosa por ser o primeiro ‘Emitente no Mercado de Bolsa de Acções’.

O BCGA e a Lwei Brokers venceram as categorias de ‘Acção com melhor performance’ e de ‘Membro revelação: pela maior evolução no ranking de performance mercado’.

Em 2024, serão premiados, por via de uma categoria nova, o Órgão de Comunicação Social que mais se destacar nas suas publicações sobre o Mercado de Capitais Nacional.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...