Auditório Wyza acolhe exibição do filme de João Ribeiro

O projecto Cinéfilos & Literatus, em parceria com a Fundação Arte e Cultura e associação KinoYetu, promove sexta-feira, às 18h00, no auditório Wyza, uma sessão especial do filme “Avó Dezanove e o Segredo do Soviético”, do realizador João Ribeiro.

O evento visa celebrar um ano de existência do projecto Cinéfilos & Literatus, assim como homenagear o realizador do filme, João Ribeiro, pelo trabalho cinematográfico voltado para adaptações de obras literárias em língua portuguesa para o cinema.

O evento conta ainda com uma mesa de conversa em torno do tema “A Importância da Literatura Infanto-juvenil em Língua Portuguesa”, a ser discutido por Pedro Mayamona (professor e escritor), Adilson de Jesus Gonçalves (professor) e Levi Bartolomeu (coordenador da Biblioteca de Rua da Ilha de Luanda), com a moderação de André Gomes (curador e coordenador do Cinéfilos & Literatus).

A parceria entre a Cinéfilos & Literatus e a Fundação Arte e Cultura consiste na promoção mútua de uma educação artística evidenciada por meio da literatura, cinema e demais disciplinas artísticas, e no comprometimento em fomentar o acesso à cultura e educação de maneira gratuita.

Adaptada do romance homónimo do escritor angolano Ondjaki, “Avó Dezanove e o Segredo do Soviético” narra a história “do pacato bairro de Luanda Praia do Bispo, onde os moradores estão sob ameaça de serem desalojados devido a construção de um mausoléu. As crianças engendram um plano para destruir a obra, assim poupando as suas casas. Pelo meio, um soviético, que comanda a construção do edifício, apaixona-se pela avó de uma delas”.

O Cinéfilos & Literatus é um projecto artístico-cultural e social que consiste na projecção de filmes adaptados de obras literárias nacionais e internacionais, seguido de uma conversa em torno do filme e do livro. Por sua vez, a Fundação Arte e Cultura, fundada aos 25 de Janeiro de 2006, é uma instituição filantrópica que, para além de promover e divulgar a Arte e a Cultura angolana, está voltada para a inserção social e ao empoderamento de crianças, adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade, através das Artes.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...