As cinco maiores transacções em África durante 2024

Ao cair do pano do ano de 2024, a publicação ‘Further Africa’ destacou as cinco principais transacções comerciais do continente durantes este ano. São elas:


1. AfricInvest adquire participação no I&M Bank

A British International Investment (BII), instituição britânica de financiamento do desenvolvimento, vendeu a sua participação de 10,1% no I&M Group à AfricInvest. Este grupo bancário da África Oriental opera no Quénia, nas Maurícias, na Tanzânia, no Ruanda e no Uganda, oferecendo serviços financeiros a particulares, PME e empresas. A I&M está cotada na Bolsa de Valores de Nairobi, e a sua filial ruandesa, o I&M Bank Rwanda, é transaccionada na Bolsa de Valores do Ruanda. Esta aquisição reforça a presença da AfricInvest no sector financeiro da África Oriental.

2. Adenia Partners adquire a empresa sul-africana The Courier Guy

A empresa de private equity Adenia Partners, juntamente com a DEG, a Proparco e a South Suez, adquiriu 100% da The Courier Guy, uma importante empresa sul-africana de entregas. A empresa opera uma rede robusta de parceiros de entrega, quiosques e mais de 1200 cacifos inteligentes em todo o país. Este é o segundo investimento do quinto fundo principal da Adenia, o Adenia V, sublinhando o seu compromisso de melhorar a logística e a entrega de encomendas em África.

3. Helios Investment Partners assegura uma participação de 40 milhões de dólares na Raya Foods

A Helios Investment Partners fez um investimento de 40 milhões de dólares na Raya Foods do Egipto, adquirindo 49% da empresa. Este acordo estratégico visa melhorar as capacidades de fabrico e exportação da Raya Foods no sector dos alimentos congelados, reforçando o seu alcance global. O investimento realça o interesse crescente nas indústrias agro-industriais e de produção alimentar de África.

4. Phatisa lidera consórcio para adquirir a International Facilities Services (IFS)

Um consórcio composto pela Phatisa, ES-KO e a direcção adquiriu 100% da International Facilities Services (IFS) à Development Partners International (DPI). A IFS, uma empresa de gestão integrada de instalações, apoia clientes de primeira linha em mais de 40 locais remotos em seis países africanos, incluindo Moçambique, República Democrática do Congo e Zâmbia. O negócio sublinha a procura crescente de fornecedores de serviços integrados em áreas remotas e industriais no continente africano.

5. SPE Capital Investe 45 Milhões de Dólares no Grupo Dislog

A SPE Capital Partners confirmou um investimento de MAD 350 milhões (aproximadamente 35 milhões de dólares) no Grupo Dislog de Marrocos, com um co-investimento adicional de MAD 100 milhões (10 milhões de dólares) de uma instituição financeira internacional. O negócio apoia o crescimento do Dislog Group e posiciona-o para uma IPO planeada na Bolsa de Valores de

Casablanca nos próximos dois a três anos. Este investimento realça o potencial do sector de bens de consumo em rápido crescimento no continente africano.

Estas transacções reflectem a diversidade e o dinamismo do panorama do capital privado em África em 2024, apresentando investimentos em sectores como a banca, a logística, o agro-negócio, a gestão de instalações e os bens de consumo.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...