Argélia disponibiliza-se para receber jogos da selecção palestiniana de futebol

A Argélia disponibilizou os seus estádios para acolher os próximos jogos de futebol da selecção nacional da Palestina, na sequência de um pedido da federação palestiniana.
A Palestina iniciará a sua campanha para o Campeonato do Mundo de 2026 na secção asiática no próximo mês. O seu primeiro jogo de qualificação, contra o Líbano, a 16 de novembro, será disputado nos Emirados Árabes Unidos. O jogo em “casa” contra a Austrália, cinco dias depois, deverá ser disputado na Argélia.
Após o ataque do grupo extremista Hamas a Israel, no passado 7 de Outubro, que causou mais de 1.400 mortos, a Faixa de Gaza tem sido alvo de ataques aéreos de retaliação, que causaram cerca de 3.000 mortos, estando iminente uma ofensiva terreste levada a cabo pelo exército israelita em larga escala.
“O presidente da Federação Argelina de Futebol, Walid Sadi, anunciou que o nosso país vai acolher o jogo oficial Palestina-Austrália, previsto para Novembro”, lê-se no site da federação argelina. O comunicado acrescenta que a decisão de acolher “todos os jogos oficiais e não oficiais no âmbito da preparação da equipa de futebol palestiniana para o Campeonato do Mundo de 2026 e para as eliminatórias da Taça Asiática de 2027 foi tomada em conformidade com as principais autoridades argelinas.” A federação argelina acrescentou que pagará todas as despesas, nomeadamente transporte e alojamento, relacionadas com a estadia da Palestina.
Refira-se que as primeiras rondas de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 na Ásia também servem de qualificação para a principal competição de futebol do continente, a Taça Asiática.
A Federação Palestiniana de Futebol, cujo estádio nacional se situa na Cisjordânia, procura ajuda externa à medida que o conflito regional se intensifica, declarando que a Confederação Asiática de Futebol lhe pediu para organizar o jogo com a Austrália num local neutro.