António Costa promete “garantir unidade” na presidência do Conselho Europeu

O presidente eleito do Conselho Europeu, António Costa, que inicia funções a 1 de Dezembro, prometeu, esta sexta-feira, “unidade entre todos” os líderes da União Europeia quando liderar a instituição, defendendo que não se “perca tempo” com conclusões escritas.
“A minha principal missão é garantir a unidade entre todos. E isso significa estar em contacto permanente”, declarou António Costa, falando com meios internacionais em Bruxelas, segundo a Lusa, que cita o jornal ‘online’ politico.
“Mesmo nos momentos mais críticos — como os que vivemos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia — o Conselho [Europeu] conseguiu sempre tomar decisões. Por vezes, foi necessário realizar outra cimeira, mas foi sempre possível chegar a um acordo”, exemplificou.
Vincando que pretende alcançar esta unidade, António Costa defendeu, contudo, discussões mais eficazes ao nível do Conselho Europeu, razão pela qual se tem vindo a reunir com os líderes da União Europeia (UE) nas capitais comunitárias, para se preparar para a sua primeira cimeira europeia, marcada para 19 e 20 de Dezembro.