Angola vai ter academias de Marketing e Publicidade

O país vai dispor de duas academias de Marketing e Publicidade, uma na província de Luanda e outra no Huambo, anunciou, terça-feira, o secretário de Estado para a Comunicação Social.

Nuno Caldas Albino avançou, durante a cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) e o Festival de Publicidade (FestiPub), que a academia de Luanda vai ser inaugurada em Outubro, enquanto a do Huambo apenas no próximo ano.
O secretário de Estado acrescentou que o objectivo é dar mais bases de conhecimentos, em especial para os estudantes finalistas das universidades com cursos de Comunicação, Marketing e Publicidade. “A ideia é que possam juntar as questões teóricas, aprendidas nessas instituições, às abordagens práticas das academias”.

Durante o encontro, que contou, igualmente, com a participação dos directores nacionais de Publicidade e do FestiPub, Nuno Caldas informou que as academias se vão estender, depois, para as demais províncias do país.

O projecto, referiu, também consta naquilo que são as estratégias de diversificação da economia, levado a cabo pelo Executivo. “Pretendemos desenvolver a capacidade dos investidores e alunos para o asseguramento do mercado. Esse programa surge como uma prioridade do Executivo, com vista a reforçar e padronizar o crescimento da indústria publicitária em Angola”, disse.

Ao referir-se sobre o impacto global da publicidade actualmente, o secretário de Estado salientou que esta representa uma variante tecnológica mais presente e avançada, tendo destacado o valor simbólico desta no desenvolvimento do país.

“Durante alguns anos, devido à carência de quadros, Angola recorreu a empresas e agências internacionais para determinados trabalhos. Por essa razão, é que precisamos de quadros melhores capacitados, para atender a demanda”, salientou.

Duração

O director nacional de Publicidade, José Matuta Cuato, disse que o acordo tem vigência de três anos e no futuro pode ser renovado por igual período. O MINTTICS, adiantou, entendeu associar-se à iniciativa, através de apoio institucional, por ser de grande importância, dado o desenvolvimento do mercado publicitário em Angola.

“Essa parceria vai basear-se igualmente na troca de experiências, de conhecimentos, debates, bem como na premiação dos melhores trabalhos do mercado publicitário”, salientou, além de explicar que a parceria com o MINTTICS é uma forma de reconhecimento pela relevância e excelência do trabalho dos publicitários, bem como a contribuição destes na promoção dos projectos de concorrência.

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