Angola prepara participação na Revisão Periódica Universal das Nações Unidas
![](https://4defevereiro.co.ao/wp-content/uploads/2024/12/MIREX-edificio-sede.jpg)
A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e a homóloga para os Direitos Humanos e Cidadania, Antónia Yaba, analisaram, hoje, em Luanda, a participação de Angola na 48.ª Sessão do Grupo de Trabalho da Revisão Periódica Universal (RPU) do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
Segundo uma nota do MIREX, citada pelo JA Online, o evento ocorrerá, em Janeiro de 2025, em Genebra, na Suíça.
No comunicado, pode ler-se que Angola apresentará o Relatório Nacional sobre a Situação dos Direitos Humanos no país, cumprindo o compromisso com o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
Durante o encontro, foram alinhadas estratégias inter-institucionais e definidas acções para garantir uma representação coordenada e eficaz no território nacional.
A reunião contou, ainda, com a directora dos Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, Sara Silva, e reforçou a articulação entre os sectores envolvidos no processo.
A Revisão Periódica Universal é um mecanismo das Nações Unidas, criado em 2006 para avaliar a situação dos direitos humanos nos Estados- membros, promovendo boas práticas e assistindo os países na superação de desafios.
Realizado a cada quatro anos e meio, o processo baseia-se em relatórios nacionais e contribuições de especialistas e organizações da sociedade civil, resultando em recomendações que os Estados se comprometem a implementar, refere o documento.