Angola mantém perspectiva económica estável, revela S&P Global

A agência de notação financeira S&P Global Ratings confirmou, na passada sexta-feira, dia 14, as suas classificações de crédito soberano de longo prazo ‘B-‘ e de curto prazo ‘B’ para Angola. A perspectiva para a classificação de longo prazo é estável, com a avaliação de transferência e convertibilidade (T&C) também em ‘B-‘.
A confirmação da classificação segue a redução de 4 mil milhões de USD da dívida externa pendente pelo governo angolano em 2024, aliviando as pressões de liquidez de curto prazo. No entanto, o país continua a enfrentar alguns riscos, devendo-se os principais às flutuações dos preços do petróleo.
Projecta-se que a economia angolana crescerá em média 2,7% entre 2025 e 2028. Espera-se que esse crescimento seja impulsionado por volumes estáveis de produção de petróleo e melhorias nas actividades do sector não petrolífero, com os esforços do Governo para a diversificação da economia.
A perspectiva estável para Angola equilibra as grandes necessidades de financiamento externo e riscos de financiamento do país nos próximos 12 meses com a receita petrolífera favorável e as reservas cambiais disponíveis.
De acordo com S&P Global Ratings a classificação de Angola poderia melhorar se o crescimento económico do país for mais substancial e sustentado, se a isto se juntar uma redução adicional do seu serviço da dívida e custos de empréstimos. Isso poderia resultar de aumentos estruturais na produção de petróleo e gás ou investimentos na capacidade de produção agrícola, manufatureira ou industrial doméstica que elevem o crescimento tendencial per capita de Angola.