Angola e ONU reforçam a parceria
O Ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, quarta-feira, em Luanda, a coordenadora residente das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, com quem abordou questões relacionadas com o fortalecimento das relações entre o Estado angolano e a ONU.
De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores a que o Jornal de Angola teve acesso, o encontro serviu também para as duas entidades abordarem sobre candidaturas angolanas para as várias vagas dentro do Sistema das Nações Unidas e questões administrativas da Organização.
Téte António defendeu, recentemente, uma maior inserção de quadros angolanos no Sistema das Nações Unidas, mais divulgação do país e maior presença interventiva nas organizações internacionais.
O chefe da diplomacia angolana insistiu, na ocasião, que o processo de inserção de quadros angolanos nas instituições internacionais, há muito iniciado, deve continuar, considerando que é por esta via que o país conseguirá fazer-se ouvir mais.
Cooperação com a Zâmbia
Angola e Zâmbia analisaram, quarta-feira, em Lusaka, o aprofundamento das relações de cooperação bilateral nos mais variados domínios, sobretudo nas áreas Diplomática, Política, Económica e Comercial.
O encontro entre o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na Zâmbia, Azevedo Xavier Francisco, e a secretária permanente do Ministério zambiano dos Negócios Estrangeiros, Isabelle Mutinta Matyola-Lemba, analisou a possibilidade de visitas ao mais alto nível, refere uma nota da Embaixada angolana em Lusaka a que o Jornal de Angola teve acesso.
Angola e Zâmbia assinaram acordos de cooperação nos domínios dos Transportes Ferroviários e Fluvial Transfronteiriços. Estes acordos visam estabelecer regras, metodologias e procedimentos para a circulação de pessoas e bens na extensa fronteira comum.
Os dois países rubricaram, também, um acordo de cooperação na área de Petróleo e Gás, o que pode ter como uma das principais metas a construção do Angola-Zâmbia Oil Pipeline (AZOP), um oleoduto que vai ligar a Refinaria do Lobito (Angola) à cidade de Lusaka, capital da Zâmbia.
As relações entre Angola e a Zâmbia datam há mais de 40 anos e os dois Estados têm uma fronteira comum e gozam de excelentes relações de amizade e de cooperação, inclusive a nível da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), abrangendo as áreas Político-Diplomática, de Defesa e Segurança, Transportes, Educação, Saúde, Agricultura, Geologia e Minas, entre outras.