Angola e Índia debatem cooperação no sector mineral

Uma delegação do Governo indiano foi recebida, nesta quarta-feira, dia 5, pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino Azevedo, para avaliar o aprofundamento da cooperação entre os dois países no sector dos minerais. A chegada da delegação indiana coincidiu com o terceiro dia do Mining Indaba, um evento internacional realizado na África do Sul.

A delegação foi liderada pelo secretário das Minas da Índia, Shri Bajpai, que expressou o interesse do seu país em estabelecer parcerias mais profundas com Angola para a exploração de “minerais críticos”. Por sua vez, o Governo angolano destacou que essa cooperação é viável, mas sublinhou a necessidade de uma definição clara sobre o que são considerados “minerais críticos” e para quem esses minerais serão destinados.

O ministro angolano destacou que o seu país possui uma vasta riqueza mineral ainda por explorar. “Neste contexto, a colaboração com a Índia poderá envolver diferentes tipos de minerais, não se limitando apenas aos de interesse imediato do país asiático. Dessa forma, a parceria poderá abrir um leque mais amplo de oportunidades para ambos os países”, acrescentou Azevedo.

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, responsável pela gestão dos recursos minerais no país, pediu maior pragmatismo e clareza por parte da Índia, a fim de garantir que a cooperação avance de forma eficaz, sendo estabelecida uma base sólida e transparente para a parceria, para que ambas as partes possam beneficiar-se mutuamente.

A colaboração entre Angola e Índia no sector dos minerais revela o crescente interesse de ambos os países em expandir a exploração dos seus recursos naturais. As negociações ainda estão em curso, e espera-se que, com o avanço das conversações, essa parceria traga benefícios significativos tanto para o país asiático como para o africano.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...