Angola e Espanha analisam situação de conflito na RDC

Angola e Espanha analisaram, esta quinta-feira, em Luanda, a situação de conflito agravado, nos últimos dias, na República Democrática do Congo (RDC).
A análise foi feita pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Reino da Espanha acreditado em Angola, Manuel Lejarreta.
Na ocasião, a diplomata nacional sublinhou a necessidade de mobilizar a União Africana para unir sinergias e erradicar a situação humanitária deplorante ao longo do continente africano, bem como realçou a importância do cumprimento escrupuloso do silenciar das armas, no âmbito do conflito na região do RDC e do contínuo engajamento do Governo angolano no cumprimento do roteiro de cessar-fogo.
As partes reconheceram, também, a necessidade de encontrarem soluções pacíficas e sustentáveis, particularmente para África, para conceder ao continente um maior espírito unitário e uma voz mais justa na governança financeira global.
Durante o encontro, ambas entidades abordaram, igualmente, a realização da IV Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, a ter lugar em Sevilha, entre 30 de Junho a 3 de Julho deste ano.
Por sua vez, o embaixador espanhol apresentou o convite do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, ao Presidente da República, para a referida Conferência Internacional.
Em conclusão, Esmeralda Mendonça reiterou o interesse de que o referido evento seja uma plataforma oportuna para priorizar as questões de alívio da dívida e a garantia de acesso equitativo aos recursos financeiros para os países menos desenvolvidos no continente, refere o documento citado pelo jornal de Angola.