Angola e Côte d’Ivoire assinam memorando no domínio parlamentar

Angola e a Côte d’Ivoire rubricaram esta segunda-feira, em Luanda, um Memorando de Entendimento para o fortalecimento das relações inter-parlamentares.

O Memorando foi assinado pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e pelo seu homólogo da Côte d’Ivoire, Adama Bictogo, à margem da 147ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar (UIP), que será oficialmente aberta na capital angolana.

Em declarações à imprensa, o líder do parlamento da Côte d’Ivoire disse que a assinatura do Memorando vai permitir aos dois parlamentos ter um papel catalisador na implementação das relações comerciais, culturais e económicas, para a dinamização do eixo Luanda-Abidjan e vice-versa.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa vai permitir uma aproximação mais estreita entre os dois países e povos.

“Somos dois países que estão em alto nível no plano africano. A presidente do Parlamento angolano, e eu próprio, estamos convencidos que o reforço económico, político e comercial do eixo Luanda-Abidjan será proveitoso para os dois povos e países”, assinalou.

O líder do Parlamento ivoriense destacou, por outro lado, “as boas relações existentes entre os Presidentes de Angola, João Lourenço, e da Côte d’Ivoire, Alassane Ouattara.

Adama Bictogo elogiou a dinâmica das lideranças que os dois Chefes de Estado têm imprimido nos respectivos países para o bem dos dois povos.

A República da Côte d’Ivoire, que possui relações diplomáticas com Angola há 42 anos, viu proclamada a sua independência de França no dia 7 de Agosto de 1960.

Angola e Sérvia reforçam cooperação

Ainda esta segunda-feira, Carolina Cerqueira recebeu, em audiência, a vice-presidente do Parlamento da Sérvia, Snezana Paunov, com quem abordou o aprofundamento das relações entre os dois parlamentos.

Snezana Paunov, que destacou as históricas e boas relações existentes entre os dois países, revelou que partilhou algumas ideias com a sua interlocutora para o fortalecimento da cooperação bilateral em vários domínios.

“A Sérvia e Angola são dois países amigos e com relações históricas que se têm ajudado mutuamente, mas há sempre espaço para melhorarmos cada vez mais a nossa cooperação”, expressou.

As repúblicas de Angola e da Sérvia estabeleceram relações políticas diplomáticas e de cooperação, técnico-científicas e culturais em Abril de 1977.

Actualmente essas relações são cordiais e foram consolidadas com a assinatura de mais de 10 acordos bilaterais e de visitas de várias delegações angolanas a Belgrado, entre 2020 e 2023.

Ambos os países actualizaram o primeiro instrumento jurídico assinado em 1977, denominado Acordo Geral de Cooperação Económica e Técnico-Científica, documento base para assinatura de vários instrumentos jurídicos sectoriais.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...