Angola e Cabo-Verde reforçam cooperação na formação profissional

Angola e Cabo-Verde pretendem alargar a cooperação bilateral na área da formação profissional. Um desejo manifestado, ontem, quarta-feira, dia 29, pela delegação angolana no final de uma série de visitas a instituições ligadas ao emprego e formação situadas na cidade da Praia.

A Escola de Hotelaria e Turismo e o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) foram duas das instituições de ensino técnico-profissional que receberam a delegação angolana chefiada pela Ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias.

À saída do CERMI, ouvido pela RDP África, o director angolano de Instituto de Formação Profissional de Angola, Manuel Mbangui, enalteceu os esforços de Cabo-Verde na formação de capital humano em sectores-chave para o desenvolvimento. Mbangui assegurou que Angola também está focada nos desafios da transição energética. “Estamos a falar de um país produtor de petróleo que percebe que a sustentabilidade da sua economia não poderá estar assente na capacidade de produção petrolífera e aí há uma preocupação forte no que diz respeito à transição energética. Aqui estamos a ver a importância da capital humano para todo o projecto de desenvolvimento.”

No domínio da formação profissional, os dois países têm muito a ganhar se a cooperação for reforçada. “Estamos a ponderar estudar um encontro dos Institutos de Emprego e Formação Profissional a nível da CPLP, para que possamos partilhar as experiências dos vários países que integram a organização”, disse Mbangui.

Refira-se que a visita da delegação angolana ao arquipélago crioulo termina hoje, quinta-feira.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...