Angola e Brasil querem reforçar parceria no sector da Agricultura

Angola quer colher a experiência do Brasil em matérias ligadas à produção agro-alimentar, no quadro da sua política de auto-suficiência alimentar.

É com este propósito que o ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, recebeu ontem, em Luanda, o embaixador do Brasil, Rafael de Mello Vidal, no âmbito da cooperação e reforço das relações institucionais.

No encontro, que serviu também para a apresentação formal do adido Agrícola, José Guilherme Tollstadius Leal, o ministro António Francisco de Assis aplaudiu a iniciativa do Governo brasileiro indicar um responsável para tratar de questões relacionadas com a agricultura.

“Vamos criar condições para que o adido possa visitar as principais regiões produtivas, entender a real situação não só no domínio da agricultura mas também da pecuária”, disse António Francisco de Assis à imprensa.

Foi solicitado também um apoio das actividades agrícolas a nível do canal do Cafu, no Cunene, visto que o Brasil tem uma infra-estrutura com características semelhantes, e tem uma empresa que se encarrega da exploração económica viável e sustentável do canal.

O embaixador do Brasil acreditado em Angola, José Guillerme Tollstadius Leal, frisou que várias iniciativas vão ser desenvolvidas com o Ministério da Agricultura e Florestas.

Avançou que o Governo brasileiro está a projectar a criação de um mecanismo de financiamento das acções que venham a ser implementadas no âmbito do canal do Cafu, na província do Cunene.

“Queremos transformar água em desenvolvimento económico, a exemplo do que se fez no Brasil com o vale de São Francisco, e trazer a tecnologia brasileira para que possamos ajudar este projecto”, indicou.

Na ocasião, o diplomata anunciou um projecto que visa a instalação de uma fábrica de processamento de aves e produtos derivados de carnes brancas em Angola.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...