AGT e SIC travam saída ilegal de 68 mil dólares e quilogramas de ouro
A Delegação Aduaneira do Aeroporto da AGT impediu a saída ilícita de 68 mil dólares e 1.9 quilogramas de lingotes de ouro avaliados em mais de 165 milhões de kwanzas.
Os factos ocorreram em Luanda, dia 02 de Janeiro de 2025, no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro.
Tratou-se de uma acção conjunta da Administração Geral Tributária (AGT), com os demais órgãos que intervêm na fronteira.
As duas grandes apreensões (divisas e lingotes de ouro) resultaram de um trabalho aturado de inteligência tributária e perfil de risco efectuadas pela Administração Geral Tributária no Aeroporto, em acção conjunta com o SIC – Serviço de Investigação Criminal.
Foram interceptados dois cidadãos estrangeiros (passageiros), que tentavam exportar de forma ilícita, divisas do país, supostamente proveniente de actividades comerciais oriundas da informalidade.
O primeiro passageiro, de nacionalidade gambiana de 33 anos de idade, tentava sair do país com destino aos Emirados Árabes Unidos (Dubai), sem bagagem despachada, apenas com uma mala de mão, e quando interceptado pelos técnicos da AGT, o mesmo prestou falsas declarações a Administração, alegando que transportava consigo apenas 7.000,00$ (sete mil dólares americanos). Quando inspecionada a sua bagagem de mão, foram então encontrados 688,4 mil dólares americanos.
Na mesma operação, a AGT procedeu, igualmente, a apreensão de aproximadamente 1.9 kg de lingotes de ouro proveniente da província do Huambo.
Nesse mesmo dia, em outra acção conjunta da AGT e o SIC, interceptou-se outra passageira, de 53 anos de idade, nacionalidade vietnamita, que tentava deslocar-se à terra natal pelo Qatar, com 20 mil dólares americanos.
Com esta operação, a AGT recupera impostos sonegados à Conta Única do Tesouro – CUT, uma arrecadação de mais de 197 milhões de kwanzas.
A acção da Administração Geral Tributária está alinhada às medidas que vêm sendo implementadas pelo Executivo angolano, no sentido de combater os crimes de lavagem de dinheiro e branqueamento de capitais na fronteira aérea, assim como o controlo aduaneiro.