África Austral cria plano para combater endemias

O representante da Comunidade do Desenvolvimento da África Austral (SADC) em Angola disse, sábado, no município do Luvo, província do Zaire, que a organização tem um plano estratégico para erradicação da malária, da tuberculose e de VIH/Sida, até 2030.
Lomboly Kimboneki adiantou que a SADC, em colaboração com o Fundo Global de Luta contra a Tuberculose, Malária e HIV/Sida, está a trabalhar na luta contra essas doenças e de forma a garantir, também, o desenvolvimento e crescimento saudável das populações destes países.
O director-adjunto do Instituto Nacional de Luta contra a Sida, José Van-Dúnem, espera que nas próximas subvenções a SADC contemple outros projectos do sector para o bem-estar das populações dos países .
O coordenador do referido projecto, denominado “Walvis Baz Grupo do Corredor”, Edward Shivule, disse que é fundamental proporcionar o bem-estar às populações do município do Luvo, em especial os camionistas de Angola e da vizinha República Democrática do Congo (RDC).
Reabertura do centro
O administrador municipal do Luvo, Agostinho Zantoto, em companhia da ministra da Família e Promoção Social da República Democrática do Congo (RDC), Kiatuzalu Tango, procederam, na semana finda, à reabertura do Centro de Saúde da circunscrição, com capacidade para atender 57 pessoas por dia.
Agostinho Zantoto disse que o Governo angolano considera o problema de saúde uma questão de segurança pública, por isso tem feito de tudo para garantir os serviços às populações. O projecto da SADC, acrescentou, vai de encontro com as dinâmicas do Governo angolano, de aproximar os serviços sociais às populações.
O coordenador do projecto “Serviço de saúde bem-estar”, nas províncias do Cunene e Zaire, Feliz Sathohama, disse, no acto, que a iniciativa da SADC vai ajudar a reduzir a mortalidade.