Africa 50 vai gerir instalação solar com 200 milhões de dólares

O investidor pan-africano em infra-estruturas e gestor de activos Africa50 assinou um acordo com a International Solar Alliance (ISA) para gerir e implementar o Africa Solar Facility (ASF), no valor de 200 milhões de dólares.

Lançado pela ISA, o ASF foi concebido para fazer face às barreiras de financiamento no sector das energias renováveis distribuídas em África. Oferece soluções personalizadas para mobilizar investimentos em projectos historicamente mal servidos e assinala a primeira iniciativa regional no âmbito do Mecanismo Solar Global da ISA. O programa tem como objectivo acelerar a implementação de soluções de energia solar distribuída em todo o continente.

“Aproveitando a nossa experiência em desenvolvimento e financiamento de projectos em África, iremos impulsionar os objectivos deste mecanismo e, em última análise, apoiar os objectivos de transição energética do continente”, afirmou Alain Ebobissé, CEO do Africa 50.

Africa 50 é uma plataforma de investimento em infra-estruturas que contribui para o crescimento do continente através do desenvolvimento e investimento em projectos financiáveis.

“Apenas 3% do investimento global em energia solar estão a chegar a África. A percentagem é ainda mais pequena para as Energias Renováveis Descentralizadas (ERD). A garantia de pagamento do Africa Solar Facility dará confiança aos investidores para que possam investir em aplicações DRE no continente”, afirmou Ajay Mathur, director-geral da ISA.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...