Actividades do PR marcam resenha política

Audiências, empossamentos e felicitações, entre outras actividades, efectuadas pelo Presidente da República, João Lourenço, marcaram o noticiário político dos últimos sete dias.
Em mensagens felicitações aos homólogos, pela comemorações dos seus dias nacionais, da Turquia, Recep Erdoğan, e da República Checa, Petr Pavel, o estadista angolano reiterou a vontade de Angola reforçar a cooperação com estes dois países.
Por outro lado, João Lourenço, recebeu, em audiência, o líder da empresa Tosyali Holding, Fuat Tosyali, com quem abordou aspectos relacionados ao projecto mineiro de Cassinga (província da Huíla).
Concedeu também, na qualidade de enviado especial, audiência ao conselheiro do Estadista Saaraui, Mohamed Salek, que fez a entrega de uma mensagem do Presidente da República Árabe Saaraui Democrática, Brahim Ghali, centrada no reforço das relações entre os dois países.
Na mesma semana, conferiu posse aos novos vice-governadores de Luanda, para o sector Económico, Jorge Miguêns Augusto, de Malanje, para o sector Político, Social e Económico, Franco Cazembe Mufinda, e do Namibe para sector Político, Social e Económico, Abel do Rosário Kapitango.
Na ocasião, encorajou, os três novos responsáveis, a contribuírem para a diversificação da economia nacional e desenvolvimento socioeconómico do país.
Nota ainda, para a visita de constatação, do Chefe de Estado, às obras de ampliação e modernização do Hospital do Prenda, uma das principais unidades do sector, situada na capital do país.
Mereceu destaque igualmente, o anúncio da realização, na cidade de Luanda, de uma cimeira extraordinária, ao mais alto nível, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A informação foi avançada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, após um encontro virtual, excepcional, convocado pelo Chefe de Estado Angolano, João Lourenço, na qualidade de presidente da organização.
A entrega pelo Executivo, à Assembleia Nacional (AN), a proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2024, que prevê um aumento salarial na função pública na ordem de 5 por cento, marcou a semana.
A proposta de OGE 2024, entregue pelo ministro de Estado para Coordenação Económica, Lima Massano, à presidente da AN, Carolina Cerqueira, comporta receitas estimadas em 24 biliões de Kwanzas e despesas fixadas em igual montante.
As projecções económicas para o próximo exercício económico foram calculadas na base de um preço médio do barril de petróleo de USD 65,00 e uma produção petrolífera média diária de 1 milhão e sessenta mil barris.
Por outro lado, o Conselho de Ministros apreciou o Relatório de Balanço de Execução do Orçamento Geral do Estado referente ao III Trimestre de 2023.
Sobre o relatório, a ministra das Finanças, Vera Daves, disse que foram arrecadadas receitas avaliadas no valor de 3.42 biliões de Kwanzas e realizadas despesas no valor de 3.76 biliões de Kwanzas.
A notícia da participação do presidente do Tribunal Supremo (TS), Joel Leonardo, na 24.ª Conferência Internacional dos Chefes de Justiça do Mundo, a decorrer de 01 a 07 de Novembro próximo, em Lucknow, Índia, foi outra manchete do noticiário político.