Mambas atingem presença inédita nos oitavos-final do CAN sem sair do sofá
A selecção moçambicana de futebol, conhecida pelos mambas, viu ontem, segunda-feira, dia 29, confirmada a sua passagem, pela primeira vez na sua história aos oitavos de final da Taça Africana das Nações e… sem sair do sofá. O desfecho dos grupos A e B da competição confirmaram que os Mambas serão, pelo menos, um dos quatro melhores terceiros lugares da fase de grupos.
Para isso contaram com o empurrão das Ilhas Comores, no grupo A, e de Angola, no grupo B, que terminaram em terceiro lugar nos respetivos grupos, mas somaram apenas dois pontos, menos um que os moçambicanos, que são, à entrada para a terceira jornada, terceiros classificados do grupo F.
A terceira posição nesse grupo está, também, assegurada, uma vez que o único adversário que podia alcançar a equipa de Chiquinho Conde em termos pontuais é o Gabão, que ainda não tem nenhum. Uma vitória dos gaboneses na última jornada e uma derrota de Moçambique deixaria ambos os conjuntos com três pontos, mas a vitória da turma moçambicana por 3-2, na jornada 2, garantiu-lhe a vantagem no confronto directo, o primeiro critério de desempate.
Os mambas estreiam-se assim na fase a eliminar da CAN após participarem em seis edições em que caíram sempre na fase de grupos (1986, 1996, 1998, 2010 e 2023.)