15 migrantes que deram à costa em Cabo-verde já foram repatriados
A Polícia Nacional (PN) de Cabo Verde deportou os 15 migrantes provenientes da costa Ocidental da África que deram à costa na ilha de São Vicente, na primeira semana deste mês.
Em comunicado divulgado na sua página do Facebook, a corporação disse ter concluído “na madrugada de domingo, 17 de Março, o processo de repatriamento dos 13 malianos, 1 senegalês e 1 mauritano que deram à costa em São Vicente entre os dias 4 e 6 de Março, a bordo de duas pirogas.” A PN acrescentou ter apurado que ambas embarcações terão partido da Mauritânia, com destino à Europa, mas que se perderam no mar, tendo ficado à deriva durante vários dias. A primeira piroga deu à costa na praia de Viana, na localidade do Calhau, com cinco sobreviventes, tendo um deles falecido no hospital.
Também foram encontrados cinco cadáveres e, segundo as primeiras declarações dos migrantes, pelo menos 65 pessoas estavam inicialmente na embarcação.
Dois dias depois, uma segunda piroga, deu à costa na zona norte da Baía das Gatas, com 11 sobreviventes.
Antes da chegadas dessas embarcações, desde Novembro de 2022, três embarcações deste tipo foram resgatadas perto das costas de Cabo Verde, com migrantes à procura de chegar à Europa. Os migrantes foram deportados para os seus países de origem.