Porto de Luanda financia projectos em mais de 180 milhões Kz

Cerca de 184 milhões Kz foram os valores financiados pela Administração do Porto de Luanda, em dois projectos nas províncias de Luanda e Bengo, no âmbito da responsabilidade social da empresa.

De acordo com uma nota de imprensa, citada pela Angop, trata-se de uma cozinha comunitária construída de raiz no bairro da Boavista, em Luanda, e um Centro de Reabilitação e Reinserção de Toxicodependentes requalificado na zona de Kapari, no Bengo, para a minimização das dificuldades de carácter social, vividas pelas comunidades circunvizinhas.

Em relação à cozinha comunitária edificada em 14 meses, a empresa diz que a meta é ajudar cerca de 500 pessoas das famílias mais carenciadas que vivem no perímetro do projecto.

“Minimizar a vulnerabilidade alimentar das famílias, agravada, sobretudo, pela pandemia da Covid-19, cujos efeitos pelo país resultaram na destruição de muitos postos de trabalho, o que tornou a vida mais difícil nos bairros subdesenvolvidos”, assevera-se na nota.

Depois da Boavista, escolhida por estar localizada dentro da comunidade portuária, adianta o informe, a Administração do Porto de Luanda conta alargar o projecto a outros bairros que se encontram na sua área de jurisdição, atendendo ao apelo do Pacto Global das Nações Unidas que exorta as empresas a realizarem iniciativas que ajudem as comunidades.

Quanto à requalificação do Centro de Reabilitação e Reinserção de Toxicodependentes, acrescenta o documento, a meta é apoiar a iniciativa pública do Governo para identificação, tratamento e dignidade de pessoas “aí internadas, cujas vidas são negativamente afectadas pelo consumo desregrado de bebidas alcoólicas”.

“Além de ampliado, o centro passa a contar com enfermarias feminina e masculina reabilitadas, um ginásio construído e equipado para uso do pessoal interno e de serviço, bem como uma pocilga e um galinheiro construídos para a criação de suínos e aves”, realça o documento.

O Porto de Luanda tem a sua actividade enquadrada no segmento de transporte, logística, cadeia de suprimentos e armazenamento, sendo a maior plataforma logística de Angola e a principal porta de entrada e saída de mercadorias do país.

A empresa conta com terminais de Carga Geral, Polivalente, de Contentores, Multiusos, de Combustíveis, de Passageiros e uma Base de Apoio à Actividade Petrolífera.

O seu modelo de gestão é o Land Lord Port, em que a operação dos terminais é controlada por entes privados, regulados e fiscalizados pela Administração Portuária, personificada pela Empresa Portuária de Luanda – Empresa Pública, que existe há 78 anos.

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