Mundial de Futebol feminino: Suécia e Espanha decidem primeiro passe para a final

As selecções da Suécia e de Espanha decidem, hoje, às 09h00, no Estádio Eden Park, em Auckland, o apuramento para a final da 9ª edição do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino, a decorrer na Austrália e Nova Zelândia.

Trata-se de um jogo, em que não há equipas favoritas. Quer a Suécia como a Espanha aspiram a qualificação para a fase seguinte do torneio. Suecas e espanholas é a primeira vez que jogam uma meia-final do Mundial, num jogo que se antevê emotivo, a julgar pelos propósitos de ambas na competição.

À semelhança da Suécia, a Espanha espera conquistar o título inédito da prova. Vai ser uma meia-final “electrizante” com “nervos à flor da pele”, num jogo que será decidido nos detalhes. A Espanha é uma Selecção que sabe defender-se e atacar, ao passo que a Suécia é muito forte nas transições defensivas e ofensivas.

As suecas valem-se pelo colectivo e têm jogadoras que desequilibram, casos de Ilestedt e Angeldahl autoras dos golos diante do Japão. A Espanha tem de ler bem o jogo da selecção adversária, para não ser surpreendida.

A Suécia é uma Selecção que nunca vira a cara à luta. Mas tem de abordar o jogo com cautelas redobradas, visto que a Espanha tem um ataque demolidor.

Apesar de prever um jogo complicado, a treinadora da Suécia não mexe no esquema táctico da equipa. Pia Sundhage não abdica do sistema de jogo 4-2-3-1, pois, tem resultado em todos os encontros. Por banda de Espanha, o seleccionador Jorge Vilda também não vai alterar o esquema que tem vindo a utilizar até chegar às meias-finais, actuando com quatro defesas, três médios e igual número de atacantes, num claro 4-3-3.

Nórdicas invencíveis

As suecas chegam às meias-finais do torneio, sem qualquer percalço. Integrada no Grupo G, a Suécia derrotou a África do Sul (2-1), Itália (5-0) e Argentina (2-0), totalizando nove pontos. Nos oitavos-de-final, a Suécia derrotou os Estados Unidos, por 5-4, aos pontapés de grandes penalidades, depois do nulo no tempo regulamentar e prolongamento.

Inserido no Grupo C, a Espanha venceu a Costa Rica (2-0), Zâmbia (5-0) e perdeu por idêntico resultado com o Japão, ocupando o segundo lugar da classificação, com seis pontos. Nos oitavos-de-final, a Espanha bateu sem apelo nem agravo a Suíça, por 5-0, sendo que nos quartos-de-final derrotou a Holanda, por 2-1. Nos confrontos directos, Espanha e Suécia têm uma vitória cada, por meios dois empates.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...