Meta de inflação a um dígito cada vez mais próxima

A inflação atingiu um mínimo de sete anos em Dezembro de 2022, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). A meta de um dígito está cada vez mais próxima, apesar do contexto internacional adverso. PR promete manter políticas de crescimento económico.

De acordo com as Estatísticas Rápidas do INE referentes à inflação em Dezembro de 2022, nesse mês, os preços subiram em termos homólogos (face ao mesmo mês do ano anterior) 13,86%, que comparam com 27,03% em 2021 e 25,10% em 2020.

Ou seja, em Dezembro passado, os preços subiram a metade da velocidade, face ao mesmo mês de 2021.

A notícia foi conhecida no mesmo dia em que, na Assembleia Nacional, os deputados debateram o OGE2023, que vai a votação na próxima segunda-feira, 16.

Numa mensagem enviada ao Parlamento, João Lourenço destacou, esta sexta-feira (13.01), que o país saiu em 2021 do período de recessão económica “em que esteve mergulhado desde 2016”, comprometendo-se a tudo fazer para que Angola não “interrompa este momento de crescimento económico”.

Na mensagem, que foi lida pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, JLo recordou quem nos últimos cinco anos, Angola alcançou êxitos importantes no que respeita à sua estabilidade macroeconómica e que o país passou a apresentar ‘superavits’ fiscais desde 2018, à excepção do ano 2020, devido à pandemia de Covid-19.

Inflação em baixa

De acordo com o Índice de Preços no Consumidor Nacional ontem divulgado, a variação homóloga registou, em Dezembro de 2022, um decréscimo de 13,17 pontos percentuais em relação a igual período do ano anterior, verificando-se uma desaceleração de 1,38 pontos percentuais em relação a Novembro.

Segundo as séries estatísticas do INE, citadas pela Lusa, desde Dezembro de 2015 que os preços não estavam tão baixos (12,09%).

O combate à inflação tem sido uma das metas do Presidente João Lourenço, e o objectivo de um dígito está cada vez mais próximo, num contexto adverso.

Já em Junho passado, recorde-se, o próprio governador do BNA, João Massano, fazia uma avaliação positiva da evolução dos preços, num contexto em que economia mundial sofre os efeitos da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Falando no seminário ‘Novo Ciclo da Economia Angola’, na Universidade Nova, em Carcavelos, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal Angola, Massano reiterou que o principal objectivo da política monetária da instituição é garantir que a inflação desça para um dígito até 2024.

“Estamos a migrar para um regime de metas de inflação, temos assistido a uma queda da inflação em Angola, e os dados de Abril sobre a evolução dos preços em Luanda mostram o valor mais baixo desde Julho de 2015”, disse, antecipando que, em termos anuais, a inflação ficasse abaixo dos 18%.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...