Incêndios em Espanha criam a “pior emergência desde que há registos”

Os incêndios que continuam a lavrar em Espanha neste momento constituem “a pior emergência desde que há registos”, considerou hoje o Director-Geral da Protecção Civil, Leonardo Marcos, em entrevista à Cadena Ser.

“Até agora, conseguimos lidar com todos os episódios com um grande esforço da Unidade Militar de Emergências (UME), da Guardia Civil, dos Bombeiros Florestais e dos meios aéreos”, assegurou.

Contudo, frisou que “os incêndios começam a apagar-se no Inverno”, e salientou que a maioria dos fogos “tem origem em mão humana, o que não significa que seja intencional”.

As declarações surgem numa altura em que o incêndio florestal em Zamora, no noroeste de Espanha, obrigou à evacuação de 34 aldeias esta terça-feira e a circulação de comboios de alta velocidade (AVE) entre Madrid e a Galiza voltou a ser cortada.

Oito estradas estão cortadas naquela zona, sendo que a principal alternativa é a estrada nacional 122, principal via de ligação a Portugal.

Ao todo, 5.800 habitantes tiveram de deixar as suas casas e a situação continua “muito complicada”, conforme relatou a delegada territorial de Zamora, Clara San Damián.

Muitos encontram-se agora num centro disponibilizado para o efeito, como mostram as imagens da galeria acima.

Recorde-se que este incêndio já fez dois mortos: um pastor e um bombeiro.

Na Galiza, os dezasseis incêndios mais preocupantes já destruiram mais de 18 mil hectares, 7.500 só em Carballeda de Valdeorras (Ourense).

Os quatro incêndios que atingem a freguesia de Vilamor, no Concelho de Folgoso do Courel, e Saa, no Concelho da Póvoa do Brolhão, juntaram-se num só: um incêndio devastador que já consumiu 4.900 hectares entre os dois concelhos, de acordo com informações do governo.

Os bombeiros da Generalitat trabalharam toda a madrugada no incêndio que atingiu as localidades de Àger e Camarasa, depois de este já ter consumido 1.700 hectares na região de Bages, em Barcelona.

De acordo com o El Mundo, apesar do fogo estar estabilizado, no local continuam 50 bombeiros e sete meios aéreos, já que o incêndio lavra numa zona de dificíl acesso, entre a montanha e a linha do comboio.

A ligação ferroviária entre Balaguer e La Pobla de Segur está cortada e os passageiros têm de fazer este percurso de autocarro.

Um incêndio no município de Ateca, na província de Saragoça, foi também hoje classificado como preocupante. Embora não se preveja que afecte povoações vizinhas, a evolução no flanco direito ameaça uma área de pinheiros que é inacessível por via terrestre.

O fogo, causado provavelmente por trabalhos com maquinaria florestal, começou por volta das 16h37 de segunda-feira no município de Ateca. Segundo-feira à tarde várias equipas trabalharam no combate ao fogo por terra e através de meios aéreos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...