Fundo Global disponibiliza mais 43 milhões USD para o combate de doenças

O Fundo Global anunciou, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, o aumento de mais 43 milhões de dólares para reforçar o programa de luta contra VIH/Sida, tuberculose e malária no país, para o período 2024 a 2027, revelou o gerente do portfólio do Fundo.

Joshua Galjour, que apresentava o plano do Fundo Global, em reunião realizada no Salão Nobre do Governo da província, referiu que o montante se junta aos 82 milhões já disponibilizados para o período 2021/2024, perfazendo um total de 126 milhões de dólares.
Galjour considerou ser o aumento mais significativo de todas as doações do Departamento de África e do Médio Oriente, reflectindo a confiança do Fundo Global ao Governo angolano.

“O aumento de mais 52%, que representa a confiança do Fundo Global ao Governo de Angola, é, quanto a nós, um passo importante para os desafios do combate às doenças, como tuberculose, VIH/Sida e malária em Angola”, disse.

O Gerente de Portfólio do Fundo Global, Joshua Galjour, explicou que a avaliação feita à Direcção de Saúde Pública e Controlo de Endemias mostrou indicadores de melhorias, mas com a necessidade de ser reforçada a actuação.
“As visitas realizadas permitiram-nos constatar que já há melhorias, mas vamos continuar a monitorar e avaliar a implementação dos projectos subvencionados a nível da província”, frisou.

Joshua Galjour reconheceu o empenho do Governo da província em função dos resultados alcançados, mas considerou que ainda há muitos desafios para o cumprimento dos compromissos de co-financiamento. “Estamos aqui para conversar com as autoridades provinciais e com os membros da sociedade civil, temos connosco uma equipa do Ministério da Saúde, outros parceiros bilaterais, multilaterais e técnicos, para fazer o ponto de situação das três doenças a nível da província e, juntos, trabalharemos para dar solução a estes desafios”, disse.

Por seu turno, a Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico, Emília Tchinawalile, reconheceu que o apoio do Fundo Global ao Sector da Saúde, para o combate das enfermidades, como HIV, Tuberculose e Malária, representa um ganho para a província, que tem respondido de forma satisfatória às expectativas da subvenção. “É gratificante para todos a província fazer parte do projecto que se enquadra na assistência médico-medicamentosa às populações, com o apoio do Fundo Global”, disse.

Emília Tchinawalile lembrou que durante a execução do projecto do Fundo Global, correspondente ao período 2021 a 2024, a província do Cuanza-Sul alcançou resultados satisfatórios, que consistiram, além da assistência médico-medicamentosa às populações, na redução ao máximo do índice de enfermidades.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...