Angola e Eslovénia abordam impacto das alterações climáticas na economia

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, foi recebida, segunda-feira, em audiência, na cidade de Doha, capital do Qatar, pela Presidente da Eslovénia, Natasa Pirc Musar, com quem abordou questões sobre as alterações climáticas e o seu impacto no desenvolvimento dos Estados.

No encontro, que teve lugar no Centro de Convenções do Qatar, à margem da 5ª Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Avançados (PMA), a estadista eslovena elogiou a posição e a “voz activa” de Angola em relação às alterações climáticas, bem como a iniciativa do Executivo para as energias renováveis, en-quanto “força motriz” para a transição energética.

Em declarações à imprensa, Natasa Musar demonstrou interesse em juntar-se à voz de Angola em matéria ambiental e segurança alimentar. Lembrou que, enquanto parte da antiga Jugoslávia, o seu país tinha uma cooperação muito forte com os países africanos no quadro da agenda e política externa, pelo que é pretensão prosseguir com essa iniciativa.

A nível da União Europeia e da Eslovénia, disse que o seu país também está a sofrer com as alterações climáticas, que têm provocado incêndios florestais.

“Devemos ter em consideração que só existe um Planeta Terra. Então, é nossa responsabilidade e a nível de cada país trabalharmos mais contra as mudanças climáticas, para termos um planeta mais saudável, porque é o único que existe para vivermos”, afirmou.

A Presidente da Eslovénia, eleita há dois meses, felicitou Esperança da Costa pelo cargo de Vice-Presidente da República e por se tratar da primeira mulher nesta posição em Angola.

“A Vice-Presidente da República de Angola foi eleita há sensivelmente seis meses e eu fui eleita Presidente da Eslovénia há dois meses. É um sinal muito positivo, o que marca uma era de cooperação”, acrescentou.

Natasa Musar manifestou, também, a intenção de, num futuro encontro, abordar com a Vice-Presidente da República questões de igualdade de género. “Há 32 anos que a Eslovénia se tornou independente e sou a primeira mulher Presidente no cargo”, assinalou.

Durante as conversações com a Vice-Presidente da República, Natasa Musar referiu que foi informada por Esperança da Costa que Angola também tem sido afectada pelas mudanças do clima.

A Presidente da Eslovénia partilhou, igualmente, com Esperança da Costa várias ideias de projectos em curso, com destaque ao hidrogénio verde e energias renováveis.

Referindo-se aos projectos em curso, Natasa Pirc Musar disse que a União Europeia está a trabalhar num novo Índice sobre a Vulnerabilidade, que vai permitir aos Países Menos Avançados obterem financiamentos para colmatar os problemas de desenvolvimento sustentável.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...