Angola e Congo reforçam cooperação nos domínios da justiça e segurança
As repúblicas de Angola e do Congo irão rubricar, em Novembro próximo, uma convenção sobre Cooperação Judiciária em Matéria Civil, Comercial e Administrativa e um acordo para a Constituição da Comissão Mista Permanente de Defesa e Segurança entre os dois países.
No quadro da cooperação, os dois países vão também assinar um acordo sobre Consultas Políticas entre os ministérios das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros, Francofonia e Congoleses no Estrangeiro e um regulamento de Organização e Funcionamento da Subcomissão Mista Permanente de Defesa e Segurança.
Os projectos dos acordos deverão estar concluídos nos próximos seis meses, segundo recomendações da Comissão de Cooperação Bilateral Angola e Congo que reuniu, de 18 a 20 do corrente mês, na cidade congolesa de Brazzaville.
As delegações foram orientadas pelos ministros angolano das Relações Exteriores, Téte António, e congolês da Cooperação Internacional e Promoção da Parceria Público-Privada, Denis Christel Sassou N´guesso, segundo o comunicado final da comissão que a ANGOP teve acesso hoje.
As partes abordaram questões ligadas à cooperação nos domínios político, diplomático, defesa e segurança, económico, comercial e financeiro, assim como cientifico, técnico e cultural.
Destacaram as realidades geográficas, históricas e culturais que ligam os dois países e que exigem que tenham obrigações comuns nos domínios sociais e económicos, com vista a melhorar as condições de vida dos respectivos povos.
Manifestaram a sua satisfação pelas relações amistosas, fraternas e históricas mantidas ao mais alto nível entre Angola e Congo.
Formalmente, a cooperação entre Angola e o Congo vigora desde 24 de Setembro de 1976, data em que os dois países rubricaram um tratado de amizade e de cooperação.